Boletins

Boletim 4

O quarto boletim do "Memórias da Resistência" começa com um texto em parceria do produtor e do diretor do projeto (Pedro Russo e Marco Escrivão), que discorrem sobre a importância e o potencial da Comissão Nacional da Verdade. Em seguida, a diretora técnica do Fundo DOPS do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Rafaela Leuchtenberger, fala sobre o trabalho do Arquivo e a importância dos documentos revelados. Por último, colocamos a público um boletim cultural que estava entre os documentos achados na fazenda em Jaborani-SP, este com um poema de Toquinho.

Boletim 3

O terceiro boletim tem início com o texto do ex-preso político e diretor do “Núcleo de Preservação da Memória Política” (parceiros) Maurice Politi que salienta a importância do resgate da memória política brasileira e também deste trabalho. Leonardo Stoclker com o texto “Esquecimento e Identidade” tenta dar sentido ao silêncio perpetuado pela ditadura militar. Por fim é resgatada uma das capas do Jornal “O Berro” (meio de comunicação das Forças Armadas de Libertação Nacional - FALN), cedida por Vanderley Caixe.

Boletim 2

O escritor Frei Beto abre o segundo boletim do projeto Memórias da Resistência trazendo luz à discussão em torno da Comissão da Verdade criada em 2011 na Câmara dos Deputados. Marco Escrivão, diretor audiovisual do projeto comenta as gravações do documentário sob a ótica do audiovisual como registro histórico. Por fim, "Toada da morte do menino" poema de Edson de Senne feito a época da morte do estudante Edson Luís no Rio de Janeiro assassinato pela polícia militar em 1968.

Boletim 1

Neste primeiro boletim, o professor e coordenador de comunicação do Instituto Práxis de Franca, Tito Flávio Bellini apresenta o projeto Memórias da Resistência enquanto o produtor Pedro Fernades Russo traça o caminho a ser percorrido para a realização do mesmo. Inez Stampa coordenadora do Centro de Referência Memórias Reveladas destaca a importância do material achado para a construção da verdade e da memória.